sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dorival Junior assina com o Santos e já fala em seis ou sete reforços para 2010


Dorival Junior assinou na tarde desta sexta-feira, na Vila Belmiro, o seu contrato com o Santos. O acordo terá duração de duas temporadas. A apresentação oficial do novo treinador do Peixe, porém, segue sem uma data definida. Quem recebeu o comandante no clube foi o novo presidente alvinegro, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

- O Dorival é o homem certo, no lugar certo e na hora certa. É um treinador vencedor, capaz de montar uma equipe competitiva, que vem para brigar por campeonatos e não apenas fazer figuração – declarou o presidente santista, ao site oficial do clube.

Na conversa que teve com Luis Alvaro, Dorival Junior já falou também sobre reforços para 2010. Depois de uma rápida análise do que tem para trabalhar, o treinador disse ao mandatário que é preciso reforçar a equipe para poder brigar por títulos no ano que vem – o clube disputará Paulista, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro.
- É uma equipe que está sendo reformulada, mas já conta com bons jogadores. Diante disso, a ideia inicial é contar com seis ou sete reforços – comentou Dorival Junior, também ao site oficial da equipe da Vila Belmiro.

Até agora, o Peixe não anunciou nenhum reforço para a próxima temporada. Quem está perto de um acordo é o atacante Marcel, que já teve passagens por Grêmio e São Paulo. Ele vai terminar recuperação de lesão no joelho no clube e depois assinar.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

'Tiozão', Tcheco destaca importância da experiência para vencer a Libertadores


Reforços do Corinthians para 2010, Roberto Carlos, Tcheco e Iarley possuem mais de 104 anos se somadas as idades deles. Apesar de admitir que as contratações alvinegras sofrerão com as piadinhas de Dentinho e companhia, o ex-meia do Grêmio acredita que a experiência será determinante para o Timão fazer uma grande campanha na Taça Libertadores.

- Que vamos ser chamados (de tios), vamos, né? Não tem como fugir. A Libertadores é um jogo de muita catimba, um jogo “mais parado” que o Brasileirão, mas muito intenso fisicamente. É necessário um pouco de experiência – afirmou o armador, ao programa Arena SporTV.

Mesmo chegando para comandar o meio-de-campo alvinegro, Tcheco destaca a importância da base mantida pelo técnico Mano Menezes e as opções no elenco. O treinador pretende trabalhar com 30 atletas durante a próxima temporada. Até agora, 39 fazem parte do grupo. Alguns garotos serão emprestados para outras equipes.

- O Corinthians não vai ser só esses jogadores (experientes). Vai ser formado por uma base do ano passado, que ficou neste e será mantida. Isso é essencial para ter objetivos. O Corinthians não vai ser só um time. O campeão, pode ter certeza, vai ter um elenco. Vai faltar um jogador ou outro, mas as peças de reposição serão à altura – acrescentou.

Tcheco acredita que o desequilíbrio do elenco e a falta de experiência tenham sido determinantes para o Cruzeiro ficar sem o título da Libertadores de 2009 ao perder na decisão para o Estudiantes-ARG, em pleno Mineirão.

- O Cruzeiro é o maior exemplo. Em determinados momentos do jogo, faltou isso. Então, vai ser essencia - completou.

Rafael Sobis é o principal objetivo do Vasco para a temporada 2010


A diretoria do Vasco espera anunciar um nome de peso para a temporada 2010. Trata-se do atacante Rafael Sobis, do Al-Jazira, dos Emirados Árabes. O executivo do futebol do clube, Rodrigo Caetano, teve uma conversa com o empresário do atleta, Jorge Machado, na última quarta-feira, na Barra da Tijuca, para tentar encaminhar a negociação.

O nome do jogador é o favorito para dividir a responsabilidade do time com o meia Carlos Alberto, capitão do Vasco em 2009. Rafael Sobis tem contrato com o clube dos Emirados Árabes até 2013. Porém, como precisa recuperar o seu condicionamento, a tendência é que ele seja emprestado para melhor a sua forma física. O negócio é considerado complicado na Colina, mas viável.

Na última quinta-feira, Rodrigo Caetano confirmou que o clube vai priorizar atletas para o setor ofensivo. A partir de agora, o clube vai investir na contratação de atacantes.

- O nosso foco passa a ser o ataque. Até porque é o setor que temos menos jogadores – explicou Rodrigo Caetano.

Atualmente, o Vasco conta com apenas dois jogadores para o setor: Rodrigo Pimpão e Alex Teixeira. Além dos dois e do interesse em Rafael Sobis, a diretoria também está negociando com Reinaldo, do Botafogo, e Herrera, do Grêmio.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Adriano deixa a Vila Cruzeiro e pode trocar o Flamengo pela Itália


O atacante Adriano já está em sua casa na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), e vai seguir nos próximos dias para a Itália, onde tem negócios, para decidir seu futuro.

O jogador, que festejou na Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio, onde foi criado, o hexacampeonato brasileiro do Flamengo e a artilharia da competição (19 gols, ao lado de Diego Tardelli), encaminha-se para retornar para a Europa.

Adriano tem diversas propostas para deixar o Rubro-negro, sendo as principais da Inter de Milão, do Milan e da Roma, todos da Itália; do West Ham, da Inglaterra; e de um clube alemão, possivelmente o Bayern Munique.

Os dois primeiros clubes são os que têm maiores atrativos para o jogador: na Inter, ele o seu presidente, Massimo Moratti, como um pai - que o liberou sem grandes problemas no início da temporada. No Milan, o presidente Silvio Berlusconi está com cofres abertos para levá-lo.

Adriano conversou apenas rapidamente com o seu empresário, Gilmar Rinaldi. O desejo do West Ham não desperta seu interesse por se tratar de um clube sem grande expressão internacional.

O atacante rompeu o seu vínculo com a Inter no dia 24 de abril deste ano e em maio assinou com o Flamengo. O contrato vai até junho de de 2010, porém, uma cláusula obriga o clube a liberá-lo em caso de interesse europeu.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Uruguaio Suarez está muito perto de acerto com Chelsea, diz agente


Sensação do Ajax nas duas últimas temporadas, o atacante uruguaio Luis Suarez estaria muito perto de um acerto com o Chelsea para a janela de inverno europeu. Segundo a imprensa holandesa, o agente do atleta, Daniel Fonseca, revelou que as negociações entre ele e o clube inglês estão bastante avançadas e espera apenas a liberação da equipe de Amsterdã.

Fonseca contou que também foi procurado pelo Tottenham (ING), mas recusou a proposta.

Os Blues, que terão até o final de janeiro para fazer novas contratações (quando se encerra a suspensão da pena imposta pela FIFA em setembro), devem dar prioridade a reforços no setor ofensivo. O time de Londres vai perder os marfinenses Drogba e Kalou durante o mês de jeneiro, pois ambos estarão servindo suas seleções na Copa das Nações Africanas.

Suarez, de 22 anos, está no Ajax desde 2007. O uruguaio é considerado pela imprensa local uma das grandes revelações do Campeonato Holandês nos últimos anos.

Na última edição do torneio nacional, o atacante marcou 20 gols. Titular absoluto da Seleção Celeste, formando dupla ofensiva com Diego Forlán, marcou nove vezes em 25 jogos pela equipe nacional.

Inter mostra interesse em Aguero, mas jogador diz que fica no Atlético


A Inter de Milão está preparando a ‘Operação Kun’ para contratar o atacante Sergio Aguero, do Atlético de Madri, segundo informações do jornal El Mundo Deportivo. Além do clube nerazzurro, Chelsea e Manchester United já revelaram interesse em contar com o argentino.


O Chelsea era apontado como principal candidato a assinar com o jogador. No entanto, o Atlético de Madri já anunciou que o atacante não será vendido em Janeiro. Agora, de acordo com o diário espanhol, a Inter estaria disposta a oferecer 40 milhões de euros (R$ 113 milhões), além de ceder Ricardo Quaresma como parte do acordo.


Para esfriar ainda mais a possibilidade de transferência antes do fim da temporada, Aguero já afirmou reiteradamente que está feliz no Atlético e que não deseja sair agora.


“Eu sempre disse ao clube que vou ficar até Junho e só sairei depois disso se tiver uma oferta que é boa para eles e para mim. Eu fico até Junho e vou lutar para deixar o Atlético em uma competição européia”, afirmou o atacante da seleção argentina.

São Paulo entra na disputa por Danilo


O São Paulo não estava disposto a entrar na disputa para repatriar Danilo, mas mudou de ideia. O meia, que brilhou no Morumbi entre 2004 e 2006, voltou a integrar a lista de reforços do clube para o ano que vem.

Inicialmente, a comissão técnica temia que Danilo e Marcelinho Paraíba – que deve ser anunciado até o fim da semana no Morumbi – ocupariam o mesmo espaço dentro de campo. Porém, Marcelinho pode ser utilizado como segundo atacante, ao lado do centroavante, e abrir espaço para que Danilo jogue na armação.

Desde que o jogador se transferiu do Tricolor para o Kashima Antlers (JAP), no fim de 2006, os torcedores são-paulinos lamentam a ausência de um meia na equipe. Mesmo sem ter alcançado a unanimidade com a camisa do clube, Danilo conquistou o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa, em 2005, além do Brasileiro de 2006. E sempre com atuações decisivas.

Carente, a comissão técnica do Tricolor também manteve contato com Danilo durante sua trajetória no Kashima. O auxiliar-técnico Milton Cruz chegou a tentar convencê-lo a retornar para o Morumbi, mas o alto salário e a boa adaptação ao futebol japonês seguraram o canhoto na Ásia, onde Danilo conquistou o tricampeonato nacional.

O grande sonho dos dirigentes para armar o setor ofensivo é o argentino Conca. Porém, com a permanência do Fluminense na Série A do Brasileirão, sua negociação se tornou mais complicada. O São Paulo contaria com ajuda da Traffic, empresa que abriu portas no clube ao negociar o atacante Fernandinho e o zagueiro Xandão.

Danilo é uma opção que agrada aos são-paulinos, já que conhece o clube e sua comissão (só não trabalhou com Ricardo Gomes), além de impedir que o Corinthians, tido como rival forte na luta pela Libertadores, reforce o meio-de-campo. A boa relação com Gilmar Rinaldi, empresário de Danilo, Washington e André Dias, é ponto favorável.

Internacional tenta contratar dois velhos conhecidos, diz jornal


O Internacional pode repatriar dois velhos conhecidos da torcida colorada. O goleiro Renan e o atacante Rafael Sobis estão na mira do clube, que começa a se preparar para a temporada 2010.

Segundo informações do jornal "Zero Hora", o Inter pode ter Renan, que está no Valencia (ESP), de volta, já que não recebeu o valor completo de seu pagamento.

Sobis, que se recuperou de operação no joelho esquerdo no Beira-Rio, este ano, é sonho antigo. Hoje, o jogador defende o Al-Jazira, dos Emirados Árabes.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Reunião para decidir futuro de Breno é adiada


A reunião entre Guilherme Miranda, empresário de Breno, e os dirigentes do Bayern de Munique (ALE), que ocorreria hoje, foi adiada para segunda-feira.

Os alemães alegaram necessidade de resolver outros assuntos durante essa semana e pediram que o encontro fosse postergado. Miranda irá aproveitar para encaminhar outras negociações pela Europa enquanto não volta para Munique.

O DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, tenta a liberação de Breno por empréstimo há mais de um ano, sem sucesso. Agora, com uma proposta do São Paulo, está mais confiante no sucesso.

O jogador já aceitou a oferta do ex-clube, de empréstimo até o fim de 2010.
Ainda mais próximo do Morumbi está o meia Léo Lima. Ontem, seu empresário, Carlos Leite, confirmou que o jogador não vai aceitar a proposta do Goiás, pode onde atuou emprestado em 2009.

Tcheco 'louco' para defender o Corinthians


Após fechar as contratações de Ralf e Iarley, o Corinthians deve acertar ainda nesta semana a contratação do meia Tcheco, que não renovou seu vínculo com o Grêmio. Ansioso para vestir a camisa corintiana, o jogador confirmou que a negociação está bem encaminhada.

- Está tudo bem encaminhado (com o Corinthians). Será resolvido nesta semana. A gente fica na ansiedade para que (a negociação) seja concretizada. Essa semana vou sentar com os dirigentes do Corinthians. Creio que não haverá empecilho nenhum - confirmou o meia à Rádio Record.

No fim de 2008, o atacante Ronaldo, em sua apresentação no Parque São Jorge, disse a seguinte frase para definir sua contratação pelo Corinthians: "Sou mais um louco para esse bando". Tcheco seguiu a mesma linha do Fenômeno.

- Sou mais um louco, com certeza. O torcedor está criando uma expectativa muito grande para a disputa da Libertadores, e estou consciente disso - garantiu.

Tcheco é antigo conhecido do técnico Mano Menezes. Os dois trabalharam juntos no Grêmio em 2006 e 2007 e conquistaram o bi-campeonato gaúcho.

- Essa relação iniciou em 2006, no Grêmio. Ele me conhece bem, e dar uma sequência no Corinthians com ele será muito importante. Quero ganhar a confiança dele mais uma vez e do torcedor corintiano - finalizou.

Vasco também já negocia com o atacante Herrera, do Grêmio


O Vasco já trabalha para contratar o atacante Herrera, do Grêmio. O clube está à procura de um artilheiro para substituir Elton, que não renovará o contrato. De acordo com a diretoria vascaína, as negociações não estão avançadas a ponto de o jogador ser apresentado quinta-feira ao lado de outros três reforços: Caique, Rafael Coelho e Gustavo.

Mesmo assim, mostra-se otimismo em relação à vinda do jogador. Além de Herrera e Coelho, o Cruzmaltino ainda negocia com Dodô para o ataque. O argentino disputou o último Brasileiro pelo time do Olímpico e também brilhou com a camisa do Corinthians na campanha que levou o time paulista de volta à Série A.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, do Rio Grande do Sul, o presidente do Grêmio, Duda Kroeff, confirmou a vontade de ambas as partes.

- Quem está cuidando disso é o departamento de futebol, mas sei que há o interesse e ele pode ir para o Vasco - afirmou.

Milan só empata com o Zurich, mas se classifica com ajuda de Cristiano Ron



O Milan não fez a sua parte, mas contou com uma mãozinha de Cristiano Ronaldo e do Real Madrid para assegurar sua vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Merengues e rubro-negros terminaram respectivamente em primeiro e segundo lugares no Grupo C, após a rodada desta terça-feira. O Real Madrid visitou o Olympique de Marselha e venceu pelo placar de 3 a 1, com direito a dois gols de CR9. O Milan, por sua vez, foi à Suíça e não passou de empate por 1 a 1 com o eliminado Zurich (Ronaldinho, de pênalti, anotou para os milanistas).

Caso tivesse vencido, o Olympique roubaria o segundo lugar do Milan. Os franceses encerraram sua participação com sete pontos, em terceiro lugar, e vão agora disputar a fase mata-mata da Liga Europa. O Milan, com o empate desta terça, chegou a nove pontos e se manteve em segundo lugar. Disparado na frente, o Real Madrid avança com 13 pontos ganhos em 18 possíveis. O lanterna Zurich se despede com quatro pontos, todos eles conquistados em jogos contra o Milan. O sorteio dos confrontos de oitavas de final acontece no dia 18.



Thiago Silva sai machucado

Precisando vencer para não depender do resultado do jogo na França, o Milan entrou em campo com Seedorf no setor de criação, municiando o trio ofensivo formado por Pato, Ronaldinho Gaúcho e Borriello.
O time começou apático, e ainda teve de fazer duas substituições antes dos 20 minutos de jogo. Primeiro, Ambrosini deu lugar a Flamini, depois, Thiago Silva sentiu um problema na panturrilha esquerda e saiu para a entrada de Kaladze.

Em Marselha, o Real Madrid (sem Kaká, machucado, e com Marcelo no meio), que poderia até perder por dois gols de diferença, saiu na frente logo no início. Cristiano Ronaldo bateu falta de longe e surpreendeu o goleiro Mandanda, que ainda tocou na bola antes de entrar.



Cristiano Ronaldo brilha, e Olympique perde pênalti

O time francês procurou não se abater e chegou ao empate aos 11 minutos. Após cruzamento da esquerda, Brandão cabeceou e Albiol salvou. O zagueiro afastou na barriga de Lucho González, que ajeitou a bola e soltou a bomba para empatar.

Em Zurique, o Milan começou a se complicar quando o time da casa percebeu que poderia assustar. Alphonse saiu na cara de Dida e isolou. Depois, aos 27, Gajic assustou em chute de fora da área. Aos 29, entretanto, não houve jeito. Gajic bateu falta no cantinho e colocou os suíços em vantagem.

O gol sacudiu o Milan, que tentou partir em busca do empate. Borriello, em bela virada, por pouco não acertou o ângulo direito do goleiro Leoni.

Os dois jogos foram para o intervalo ainda com o Milan em boa situação, mas dependendo da ajuda do Real. O time voltou melhor para o segundo tempo e assustou logo no início em chute de Ronaldinho Gaúcho.

Na França, o Real Madrid mostrou sua força na volta para o segundo tempo. Marcelo teve duas chances para marcar, mas primeiro errou na pontaria, depois obrigou Mandanda a fazer grande defesa.

O segundo gol do Real surgiu aos 15 minutos. Após escanteio da esquerda, Pepe desviou no meio da área e a bola chegou a Albiol. O zagueiro emendou de primeira e correu para o abraço.

Quase ao mesmo tempo, o Milan chegou ao empate na Suíça. Borriello sofreu pênalti de Rochat, que foi expulso no lance. Ronaldinho bateu bem, deslocando o goleiro, e deixou tudo igual.

Com um a mais, o Milan ficou senhor do jogo. Apesar de tentar muito, o time não conseguiu fazer o gol da vitória que lhe daria a tranquilidade completa.

Entretanto, o Real Madrid não esmoreceu. O Olympique teve a chance do empate em pênalti de Casillas em Niang, mas Lucho González bateu no travessão. No fim, Cristiano Ronaldo fechou o caixão marselhês. Após lançamento de Lass, o português dividiu com o goleiro Mandanda, pegou a sobra, ainda fora da área, e empurrou para o gol vazio.

Apostando no 'diferente', Gomes defende contratação de André Luis no Tricolor


Dentre os reforços que o São Paulo pretende apresentar no início da temporada, André Luis ganhou destaque por não ser unanimidade dentro do clube. O fato de o zagueiro, que defendeu o Barueri neste Brasileiro, ter se envolvido em casos de indisciplina em campo deixou alguns dirigentes desconfiados com sua contratação. Além disso, por ter que cumprir uma punição de seis partidas em competições sul-americanas, o jogador não poderia disputar a primeira fase da Libertadores de 2010. Mesmo assim, o técnico Ricardo Gomes defende o atleta, apostando que o fato de ele ser diferente do padrão tricolor seja algo positivo.



- O André Luis é um zagueiro diferente dos que já possuímos aqui, e no futebol é importante conseguir complementar. Ele tem uma imagem um pouco negativa, mas fez um bom Brasileiro pelo Barueri e foi bem no Santos. O questionamento é normal pelo que ele viveu, não é um jogador muito elegante, mas é muito útil - explicou o treinador, em entrevista à "Rádio Globo".



O zagueiro, quando defendia o Botafogo, tirou o cartão da mão do árbitro Carlos Chandía, em um jogo contra o Estudiantes, pela Copa Sul-Americana, e mostrou ao juiz. O ato de indisciplina gerou seis jogos de suspensão, que deverão ser cumpridos em competições da Conmebol, que é o caso da Libertadores. Além deste episódio, o jogador já teve outros problemas, como quando jogou no Estádio dos Aflitos e se desentendeu com a Polícia, por exemplo. Ele apareceu como opção no São Paulo para suprir a saída de Rodrigo, que tinha contrato de empréstimo até o fim do ano.

Sport rejeita proposta de empréstimo do Grêmio por Ciro


Não é dessa vez que a revelação do Sport em 2009 deixará a Ilha do Retiro. O time pernambucano rejeitou uma proposta do Grêmio por Ciro. O Leão afirmou que não tem interesse em ceder o jogador por empréstimo, sem qualuqer compensação financeira.


"O Grêmio queria apenas arcar com o salário do jogador e, por isso, nem demos prosseguimento a negociação. Não vamos entregar o Ciro de mão beijada para ninguém, apesar do rebaixamento. Se for assim, nós estamos interessados no Douglas Costa também", disse.

Assim, quem quiser tirar a revelação do SPort terá que arcar com a multa recisõria do jogador. E o valor não é nada animador. Os direitos econômicos de Ciro estão avaliados em cerca de R$ 10 milhões. Ainda assim, a diretoria do Leão não tem interesse em negociar o atleta no momento.

Luxemburgo é o novo técnico do Galo


Presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil acaba de confirmar, através de um post no Twitter, a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo para o comando do time na próxima temporada. O contrato teria dois anos de duração.

Neste ano, Luxemburgo comandou o Santos, 12º colocado na classificação final do Campeonato Brasileiro. O treinador também tinha proposta do Internacional, que disputará a Libertadores em 2010.

Vasco contrata Élder Granja, que estava no Sport


O Vasco apresentará nesta terça dois reforços para a temporada 2010. Um deles é o volante Léo Gago, que disputou o Brasileiro pelo Avaí. A novidade é a outra contratação: Élder Granja, que estava no rebaixado Sport.



Ambos fizeram exames médicos em São Januário nesta tarde. Os tempos de contrato ainda não foram anunciados pela diretoria.



Élder Granja tem atuado basicamente como ala pela direita.

Sanches diz que espera procurador do meia Danilo para acertar contratação


Durante a abertura do Footecon 2009, evento realizado no Rio de Janeiro com palestras de profissionais de diversas áreas do futebol, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, falou sobre o planejamento do clube para a próxima temporada e explicou, em entrevista ao programa "Arena SporTV" que o Timão tem a preferência na contratação do meia Danilo, ex-São Paulo, que atualmente está no Kashima Antlers, do Japão.



De acordo com o dirigente, outros reforços como Tcheco, Roberto Carlos e Iarley, estão próximos do acerto.


- Vamos contratar de cinco a seis jogadores. O único assinado é o Ralf do Barueri. Os outros estão apalavrados. Tcheco, Roberto Carlos e Iarley estão com tudo bem adiantado. Danilo está chegando nos próximos dias e o procurador dele dá preferência para o Corinthians. Vamos nos sentar. Fica faltando um zagueiro.



Em 2010, além do Campeonato Paulista e do Brasileirão, o Timão, campeão da Copa do Brasil, disputará a Taça Libertadores da América.

Inter de Milão quer Luca Toni para cobrir ausência de Eto'o em janeiro


A Inter de Milão está analisando a contratação do atacante Luca Toni, que tem cavado sua saída do Bayern de Munique. O jornal La Gazzetta Dello Sport afirma que José Mourinho gostaria de contar com o jogador para reforçar o ataque da equipe, principalmente para aumentar o poderio nas jogadas de bolas áreas


Luca Toni pouco tem jogado no Bayern e tem problemas de relacionamento com o técnico da equipe, Louis Van Gaal. O jogador já declarou sua vontade em retornar ao futebol italiano e isso teria causado um mal estar com a diretoria do clube bávaro, que teria suspendido o atleta.


A idéia nerazzurra é fazer uma proposta de empréstimo a partir de janeiro, com opção de compra no fim da temporada. Um dos objetivos é cobrir a ausência de Eto’o em janeiro. O camaronês vai disputar a Copa das Nações Africanas por seu país.


Essa não é a primeira vez que a Inter demonstra interesse em acertar com o atacante. Em 2006, Luca Toni esteve perto de concretizar a transferência, mas a diretoria da Fiorentina o convenceu a continuar na equipe para ajudar no retorno à Série A.

Barça e Inter precisam de vitória na Liga


Favoritos no Grupo F, Barcelona (ESP) e Internazionale (ITA) não terão vida fácil para garantir a classificação para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões. O clube espanhol é líder com oito pontos, os italianos vem logo atrás com seis, a mesma pontuação do Rubin Kazan (RUS). O Dynamo de Kiev (UCR) soma cinco.

O Barça viaja para enfrentar os ucranianos em partida que acontece nesta quarta-feira às 17h45 (de Brasília) no Estádio Valeriy Lobanovskiy, em Kiev. Para conquistar a vaga o clube catalão precisa apenas de um empate.

Mais uma vez, a confiança de Guardiola está nos atacantes Messi e Ibrahimovic, que vem decidindo a grande maioria das partidas para o Barça. Ibra, por exemplo, marcou o gol da vitória no clássico contra o Real, e no último domingo, o argentino marcou duas vezes na vitória sobre o La Coruña pelo Espanhol.

Já a Internazionale recebe o Rubin Kazan, bicampeão russo, e precisa de uma vitória para se classificar para as oitavas sem depender da outra partida.

Em caso de empate por 0 a 0 ou 1 a 1, os italianos passam se o Barça empatar ou vencer sua partida. Se a partida terminar com um empate por 2 a 2 ou mais, a Inter será eliminada da competição.

O treinador José Mourinho está ameaçado no cargo de treinador do clube italiano. Para continuar ele precisa da classificação nesta partida. A Inter lidera o Campeonato Italiano com quatro pontos a mais que o Milan, mas perdeu o clássico contra a Juventus no domingo por 2 a 1.

Os russos buscam repetir a vitória sobre o Barcelona, no Camp Nou, para garantir a histórica vaga na segunda fase da Liga.

FICHAS TÉCNICA:

DINAMO DE KIEV (UCR) X BARCELONA (ESP)

Estadio: Valeriy Lobanovskiy, Kiev (UCR)
Data/hora: 9/12/2009 - 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)

DINAMO DE KIEV: Shovkovskiy, Eremenko, Almeida, Gerson Magrão, Yussuf; Mikhalik, Ninkovi, Vukojevic; Yarmolenko, Shevchenko e Milevskiy. Técnico: Valery Gazzaev.

BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué, Abidal; Xavi, Touré (Keita), Iniesta; Messi, Ibrahimovic e Henry. Técnico: Pep Guardiola.


INTERNAZIONALE (ITA) X RUBIN KAZAN (RUS)

Estadio: Giuseppe Meazza, Milão (ITA)
Data/hora: 9/12/2009 - 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Pieter Vink (HOL)

INTERNAZIONALE: Julio Cesar, Maicon, Lucio, Samuel, Zanetti; Cambiasso, Stankovic, Muntari; Sneijder, Eto'o e Milito. Técnico: José Mourinho.

RUBIN KAZAN: Ryzhikov, Kaleshin, Salukvadze, Navas, Ansaldi; Ryazantzev, Semak, Noboa, Domínguez; Bystrov (Bujárov) e Karadeniz. Técnico: Kurban Berdyev.

'Adriano na mira do West Ham', diz jornal inglês


De acordo com informação publicada nesta terça-feira no jornal inglês "The Sun", o West Ham (ING) estaria interessado em contratar Adriano na próxima janela de transferências, em janeiro.

Segundo a publicação, o técnico do clube inglês, Gianfranco Zola, veria em Adriano uma peça fundamental para o time, que ocupa apenas a 17ª colocação no Campeonato Inglês, uma posição acima da zona de rebaixamento.

Essa não seria a primeira vez que o West Ham demonstra interesse em Adriano. Em 2007, quando ainda estava na Internazionale, ele também foi sondado.

O Imperador já assumiu que tem propostas para deixar o Flamengo, mas garante que vai pensar muito bem antes de tomar sua decisão.

Presidente do Santos viaja por Dorival Júnior


Na manhã desta segunda-feira, Dorival Júnior viajou de Florianópolis para o Rio de Janeiro para tratar de assuntos pessoais. Até às 15h, ninguém do Santos havia entrado em contato. Somente Paulo Jamelli, o futuro gerente de futebol, havia ligado, no dia anterior, falando sobre a possibilidade de se encontrarem no Rio.

No final da tarde, os planos mudaram. O presidente eleito no último sábado, Luis Álvaro Ribeiro, aproveitando a já marcada ida à Cidade Maravilhosa para reunião com o Clube dos 13, irá tratar pessoalmente da finalização da negociação com o futuro novo técnico.

– Na terça-feira pela manhã, eu sentarei com o Luis Álvaro para tratar de contratações, renovações de contrato e mais outros detalhes que não conseguimos falar depois da eleição. Depois do almoço, ele irá para o Rio. Vai tratar com o Dorival lá. À noite, vamos conversar novamente – revelou Jamelli, que já trabalhou com Dorival Júnior no Coritiba.

Para Jamelli, Dorival é o nome certo para o Santos no momento, principalmente, pela sua capacidade de “montar bem um grupo” e por “ser um cara que sempre cumpre com os contratos, não importando se ele recebe outra proposta.”

Com o acerto entre Silas e Grêmio, o caminho entre Dorival Júnior e Santos está livre. Na Vila Belmiro falava-se no nome do ex-técnico do Avaí, que pedia um salário menor. E Dorival Júnior, revelou que o Grêmio era a outra equipe que o havia procurado. Para o acerto, falta, somente, o acerto salarial. E, segundo informações, o técnico já aceita receber menos do que os cerca de R$ 300 mil pedidos anteriormente. Ao que tudo indica, a resposta vem amanhã

Futuro de Dodô esquenta e Vasco e Botafogo disputam até o fim


Sem treinador definido, o Vasco se atrasou no caso Dodô e o manteve em espera. Com o fim da Série A, porém, o Botafogo pôde voltar seus olhos para o ídolo e, renovado por ter se mantido na Série A, segue firme na briga, segundo fontes ligadas ao jogador. O martelo, na verdade, será batido até o fim desta semana e ainda depende do comando: com Celso Roth em um e Estevam Soares em outro, o projeto dos clubes terá de fazer a diferença.

Tudo porque o ex-chefe do Atlético já o teria indicado para os mineiros, há algumas semanas e gosta de seu estilo, apesar de, em geral, jogar sem um centroavante. Aos 35 anos, Dodô também já teve aval de Estevam, que deve permanecer em General Severiano.

No Vasco, havia uma pequena discrepância em relação ao valor, que pode ser contornada com o pedido do técnico. O craque seria o reforço de impacto para 2010, assim como Carlos Alberto foi este ano. Rafael Sobis também já foi sondados, mas ainda não evoluiu.

Após se dizer corintiano, Ronaldo volta a declarar amor ao Flamengo


Desde que assinou contrato com Corinthians, no início deste ano, Ronaldo foi criticado e hostilizado pelos torcedores do Flamengo. A relação com os rubro-negros se transformou da água para o vinho. Os dias do atacante no Parque São Jorge o fizeram, inclusive, a declarar que o amor pelo Fla estava de lado e que era torcedor do Timão.

Porém, nesta segunda-feira, um dia após o sexto título brasileiro do time carioca, o Fenômeno voltou a declarar amor ao seu clube de infância (veja o vídeo ao lado).

- Esse ano foi maravilhoso para mim. Não poderia imaginar que pudesse conseguir dois títulos como jogador do Corinthians (Paulista e Copa do Brasil) e dois como torcedor do Flamengo (Carioca e Campeonato Brasileiro) - declarou o atacante em um evento promovido por uma revista em São Paulo, onde recebeu do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva o prêmio de "Brasileiro do Ano".

Ronaldo chegou a declarar na reta final do Brasileirão que torceria para o Flamengo ser campeão. No domingo, após a conquista, ele participou da festa dos jogadores rubro-negros na casa de Adriano.

Vale lembrar que no primeiro encontro entre Ronaldo e Flamengo, em 29 de novembro, no Brinco de Ouro da Princesa, ele não chegou a ficar nem 45 minutos em campo. Aos 24 da etapa inicial levou a mão à coxa e pediu para ser substituído.

Vasco faz sondagem para ter Fernandão


Depois de confirmar o retorno para a Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco já trabalha nos bastidores para reforçar o elenco para a próxima temporada. Uma fonte ligada à diretoria revelou que o clube fez uma sondagem para contar com o atacante Fernandão, do Goiás, em 2010.



A investida do Vasco, que ainda não fez uma proposta salarial, empolgou Fernandão. O atleta revelou a amigos que tem a intenção de jogar no Rio de Janeiro, mas deixou bem claro que tudo depende de um acerto entre o clube carioca e o Goiás, com quem tem contrato até o fim de 2011.



Fernandão chegou ao Goiás no meio do ano e não conseguiu repetir as boas atuações dos tempos de Internacional, quando conquistou o Mundial em 2006. Para piorar a situação, a informação de que o jogador teria problemas de relacionamento com alguns companheiros poderia facilitar a sua saída de Goiânia. A intenção dos cariocas é concretizar uma proposta logo após o término da Série A do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro confirma acerto com Pedro Ken



O Cruzeiro já acertou com seu primeiro reforço para a próxima temporada. Trata-se de Pedro Ken. Revelado na base do Coritiba, o jogador de 22 anos terá seus direitos adquiridos pela Traffic, que já negociou a cessão ao clube celeste. De acordo com o vice-presidente de futebol da Raposa, Gustavo Perrella, o meia assinará contrato de cinco anos e a concretização da transação só depende de acertos finais entre a empresa e o clube paranaense.

Ainda segundo Perrella, o empresário de Pedro Ken, Marcos Malaquias, esteve em Belo Horizonte nesta segunda-feira para bater o martelo. O clube celeste ficará com 27% dos direitos sobre o atleta.

- O empresário do Pedro Ken esteve com a gente em Belo Horizonte. Firmamos um contrato de cinco anos. É um jogador que se destacou na base do Coritiba, que nós já vínhamos observando há um bom tempo. É um jogador que o Adilson gosta e conseguimos um acordo com ele. O Cruzeiro agora só depende do acerto do parceiro com o Coritiba, dos detalhes finais. Esperamos a apresentação dele em janeiro - revelou o dirigente do Cruzeiro ao Globo Esporte de Minas Gerais, ressaltando que, em sua opinião, com mais duas ou três contratações o Cruzeiro terá um time forte em 2010.

Na entrevista, Gustavo Perrella falou ainda sobre a renovação do contrato do técnico Adilson Batista. Sem comentar valores, ele admitiu que houve uma valorização do trabalho do treinador, que, desta vez, levará toda a família para Belo Horizonte.

- Tivemos de adiantar as conversas pelas investidas do Grêmio. Deixamos ele bem à vontade. Ele já tinha dito que se permanecesse, queria trazer a família para Belo Horizonte, as duas filhas. Foi uma conversa muito amistosa e chegamos a um acordo. Houve uma valorização do trabalho dele, isso é natural - comentou.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

De volta à Libertadores, Kléber quer título que escapou


Autor do gol da vitória do Cruzeiro sobre o Santos por 2 a 1, no domingo (6), na Vila Belmiro, o atacante Kléber vibrou com a conquista da vaga na Libertadores 2010.

Para ele, será a chance de corrigir os erros apresentados na final da competição neste ano, perdida para o Estudiantes, da Argentina, em pleno Mineirão.

- É o destino. Estou bastante feliz em poder entrar e ajudar o Cruzeiro a conquistar a vaga na Libertadores. Espero que a gente possa ser mais feliz e conquistar o título, que ficou muito próximo neste ano.

Kléber, que não jogava desde 26 de setembro, em função das dores no púbis que o obrigaram a passar por uma cirurgia, mostrou ter estrela. Entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo e balançou as redes dois minutos depois, em seu primeiro toque na bola. O Gladiador fez questão de enaltecer o apoio da torcida.

- Sempre tive o carinho do torcedor, que ficou chateado por algumas coisas extra-campo, mas, dentro de campo, sempre me incentivou. O mínimo que podia fazer era ajudar o time a dar a eles a classificação. Quero mandar um abraço aos torcedores e falar que 2010 vai ser um ano de conquistas para o Cruzeiro.

O técnico Adílson Batista destacou a importância do goleador. "É um jogador que eu sempre respeitei. Tenho confiança. Naquele momento (time empatando por 1 a 1), tinha que arriscar. O Kléber é um jogador que sabe segurar, que sabe finalizar e foi feliz", analisou o treinador.

Veja perfil de jogadores que vão enfrentar o Brasil na Copa





O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010 colocou o Brasil no Grupo G, juntamente com Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Veja quais são alguns dos destaques de cada uma destas seleções.

COREIA DO NORTE

Hong Yong-Jo (foto)
- atacante, 27 anos
- joga pelo FC Rostov, da Rússia
- último gol pela seleção: setembro de 2008, 1 a 1 contra a Coreia do Sul pelas eliminatórias da Copa
- principal arma: boa pontaria

Jong Tae-Se
- atacante, 25 anos
- joga pelo Kawasaki Frontale, do Japão; (companheiro dos brasileiros Vítor Júnior e Renatinho, ex-Santos, e Juninho, ex-Palmeiras)
- fez seis gols em 12 jogos na temporada 2009 até agora; pela seleção, fez apenas um gol nas eliminatórias
- apelido: Wayne Rooney asiático (segundo site da Fifa)
- nasceu em Nagoya, no Japão
- principal arma: velocidade

Mun In Guk
- meia, 32 anos
- capitão da seleção, esteve em 22 jogos das eliminatórias e fez dois gols
- com ele, a Coreia do Norte venceu nove jogos, empatou sete e perdeu seis nas eliminatórias
- principal arma: liderança e organização da equipe

COSTA DO MARFIM

Didier Drogba é o principal atacante do Chelsea (Inglaterra) e da seleção da Costa do Marfim

Didier Drogba
- atacante, 31 anos
- joga pelo Chelsea, da Inglaterra
- artilheiro da seleção, com 41 gols em 60 jogos
- em grande fase, já fez 11 gols em 13 partidas nesta temporada pelo clube inglês (ao todo, soma 66 gols em 147 partidas pelo Chelsea)
- principais arma: chutes da entrada da grande área e força física

Yaya Touré
- meia, 26 anos
- joga pelo Barcelona, da Espanha
- renovou recentemente com o time espanhol e disse aos jornais espanhóis: "não renovei para ser reserva".
- principais armas: forte marcação e passe preciso

Salomon Kalou
- atacante, 24 anos
- joga pelo Chelsea, da Inglaterra
- apontado como "herdeiro" de Drogba na seleção e no clube inglês
- tem nove gols em 17 partidas pela seleção marfinesa
- ainda não marcou pelo Chelsea nesta temporada (fez 20 pelo time em quatro anos)
- principal arma: chutes da entrada da grande área

Outros destaques:
- Emmanuel Eboué, lateral do Arsenal
- Didier Zokora, meia do Sevilla
- Aruna Dindane, atacante do Portsmouth
- Arouna Koné, atacante do Sevilla
- Emerse Faé, meia do Nice

PORTUGAL

Eleito melhor jogador do mundo em 2008, Cristiano Ronaldo pega o Brasil no 3º jogo da primeira fase.

- meia-atacante, 24 anos
- joga pelo Real Madrid, da Espanha
- atual melhor jogador do mundo, segundo eleição da Fifa
- contratação mais cara da história do futebol (cerca de R$ 250 milhões)
- artilheiro da Liga dos Campeões da Uefa em 2007/2008, pelo Manchester United
- atual artilheiro da Liga dos Campeões da Uefa, pelo Real Madrid
- último gol pela seleção: 1 a 0 em amistoso contra a Finlândia em fevereiro de 2009
- principais armas: cobranças de falta fortes e precisas, e dribles rápidos

DECO
- meia, 32 anos
- joga pelo Chelsea, da Inglaterra
- brasileiro naturalizado português; foi revelado pelo Corinthians
- recuperou a boa forma e já fez dois gols em nove jogos nesta temporada
- principal arma: passes incríveis

LIEDSON
- atacante, 31 anos
- joga pelo Sporting Lisboa, de Portugal
- brasileiro naturalizado português; fez sucesso no Flamengo e Corinthians
- marcou gol em sua estreia na seleção portuguesa; tem dois gols em seis jogos por Portugal
- principal arma: velocidade

Outros destaques:
- Nani, atacante do Manchester United
- Simão Sabrosa, atacante do Atlético de Madrid
- Tiago, meia da Juventus
- Paulo Ferreira, lateral do Chelsea
- Ricardo Carvalho, zagueiro do Chelsea

Ibrahimovic anuncia aposentadoria da seleção sueca


Fora da Copa do Mundo de 2010, a seleção da Suécia perdeu seu maior jogador da atualidade. Desiludido por estar fora do Mundial da África do Sul, o atacante Zlatan Ibrahimovic anunciou que não vestirá mais a camisa de seu país.

O centroavante do Barcelona perdeu a motivação de representar as cores nacionais com a não-classificação para a Copa. Nesta segunda-feira (7), Ibra anunciou sua retirada.

- Seria um sacrifício para nada. Não há partidas importantes, nem o Mundial, e assim é muito difícil", declarou.

Agora, o foco de Ibrahimovic vai ser apenas em seu clube.

- São muitos jogos com o Barcelona e não teria tempo para pensar na seleção.

Apesar de ter anunciado sua "aposentadoria" da seleção, Ibra deu a entender que sua decisão é revogável, e que pode voltar a jogar pela Suécia na Euro de 2012.

- Não sei o que pode passar no futuro, veremos no ano que vem.

Arsenal mira em Bojan Krkic, diz jornal


O técnico Arsène Wenger gosta mesmo de jovens jogadores. Segundo o diário inglês “The Daily Star”, a bola da vez para o ataque do Arsenal é Bojan Krkic, estrela da base do Barcelona que ainda não teve espaço nos profissionais.

O sérvio-espanhol se junta a uma lista que já conta com Marouane Chamakh, do Bordeaux, Andre-Pierre Gignac, do Toulouse, Edin Dzeko, do Wolfsburg, e Mario Balotelli, do Inter de Milão. Tudo para suprir a lacuna deixada por Adebayor, que reforçou o Manchester City no último mercado de transferências, e Van Persie, fora dos campos por cinco meses com uma lesão no tornozelo.

De acordo com o jornal, os Gunners pagariam algo próximo a R$ 22 milhões pelo jogador. O Barcelona, no entanto, deve priorizar um empréstimo visando ao futuro.

domingo, 6 de dezembro de 2009

lista de todos os campeões brasileiros.

Títulos por clube


São Paulo 6 (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008)
Flamengo 6 (1980, 1982, 1983,1992 e 2009)
Corinthians 4 (1990, 1998, 1999 e 2005)
Vasco 4 (1974, 1989, 1997 e 2000)
Palmeiras 4 (1972, 1973, 1993 e 1994)
Internacional 3 (1975, 1976 e 1979)
Santos 2 (2002 e 2004)
Grêmio 2 (1981 e 1996)
Atlético Mineiro 1 (1971)
Cruzeiro 1 (2003)
Guarani 1 (1978)
Botafogo 1 (1995)
Atlético Paranaense 1 (2000)
Fluminense 1 (1984)
Coritiba 1 (1985)
Bahia 1 (1988)
Sport 1 (1987)

classificação do brasileirão2009

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA


1 Flamengo 67 pontos
2 Internacional 65 pontos
3 São Paulo 65 pontos
4 Cruzeiro 62 pontos
5 Palmeiras 62 pontos
6 Avaí 57 pontos
7 Atlético-MG 56 pontos
8 Grêmio 55 pontos
9 Goiás 55 pontos
10 Corinthians 52 pontos
11 Barueri 49 pontos
12 Santos 49 pontos
13 Vitória 48 pontos
14 Atlético-PR 48 pontos
15 Botafogo 47 pontos
16 Fluminense 46 pontos
17 Coritiba 45 pontos
18 Santo André 41 pontos
19 Náutico 38 pontos
20 Sport 31 pontos

Botafogo vence por 2 a 1, foge da degola e tira o Palmeiras da Libertadores

A partida reunia duas equipes em situação complicada, dentro de suas realidades. Mas foi o Botafogo que saiu de campo em êxtase com a vitória por 2 a 1, neste domingo, no Engenhão. Não era a comemoração de um título, como poderia acontecer com o Palmeiras, mas a permanência na Primeira Divisão. E, com o resultado, foi o time paulista que deixou o campo vivendo um drama, pois a derrota significou o fim do sonho de uma vaga na Libertadores no ano que vem.

A vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Santos rebaixou o Palmeiras para a quinta posição, com os mesmos 62 pontos dos mineiros, mas uma vitória a menos. Assim, após liderar o Campeonato Brasileiro durante 19 rodadas, o Palmeiras terá de se contentar com a Copa Sul-Americana no ano que vem. Já os botafoguenses, que estiveram na zona da degola por 21 rodadas, terminaram o jogo consagrados como heróis.


Ambiente tenso para os dois times


Como era de se esperar, a partida começou em clima tenso, depois da festa de fogos e fumaça colorida feita pelos torcedores do Botafogo na entrada dos jogadores em campo. Apesar do conforto da arquibancada, o time da casa mostrou uma atitude inicial de extrema desatenção, que o Palmeiras tentou aproveitar chegando com perigo.

Diego Souza teve a primeira boa chance do jogo, cabeceando para fora, e Deyvid Sacconi também assustou num chute que obrigou Jefferson a fazer boa defesa. O Botafogo não conseguia acertar sua marcação e era obrigado a cometer faltas próximas de sua grande área, mas o Palmeiras não conseguia transformá-las em gols.

Enquanto no Engenhão a tensão era grande, o Internacional vencia com folga o Santo André, e o Flamengo empatava com o Grêmio. Os resultados impediam o título do Palmeiras, que parecia sentir a responsabilidade e, aos poucos, foi cedendo espaços para o Botafogo. Foram do Alvinegro, inclusive, as chances mais claras do primeiro tempo. Aos 37 minutos, Lucio Flavio recebeu cruzamento de Jobson e, livre, dentro da pequena área, cabeceou para fora. Aos 45, foi a vez de Reinaldo ficar frente a frente com Marcos e chutar em cima do goleiro.

A essa altura, era evidente a tática do Palmeiras de segurar o jogo e se garantir na Libertadores do ano que vem. Ao se dirigir para o vestiário no intervalo, o goleiro palmeirense Marcos deixou clara a estratégia da equipe no Engenhão:

- Não interessa quem vai ser campeão. Interessa que nós cheguemos numa boa colocação para escaparmos da pré-Libertadores - disse.


Botafogo, enfim, aproveita suas chances


O início do segundo tempo parecia uma repetição do primeiro. O Botafogo começou em câmera lenta, e o Palmeiras com maior domínio da partida. Mas a diferença é que, desta vez, o time da casa conseguiu aproveitar a oportunidade que teve. Lucio Flavio cobrou falta sofrida por Alessandro, e Wellington subiu mais do que a marcação, cabeceou e abriu o placar aos 11 minutos.

Imediatamente, Muricy Ramalho, que havia iniciado a segunda etapa com o volante Sandro Silva no lugar do meia ofensivo Deyvid Sacconi, viu-se obrigado a novamente investir na ofensividade do Palmeiras. Por isso, tirou Edmílson de campo e promoveu a entrada do atacante Robert. Mas, neste momento, era o Botafogo, empurrado por sua torcida, que mais ameaçava.

O resultado não demorou a aparecer. Aos 20 minutos, Renato, na base da trombada, ganhou da marcação dentro da grande área. A defesa do Palmeiras parou e apenas viu o meia tocar com categoria para Jobson, que apareceu em velocidade, tocar no canto direito de Marcos, fazendo 2 a 0 aos 20 minutos.



Já abatido após o primeiro gol do Botafogo, o Palmeiras mostrou-se inofensivo quando o time da casa ampliou o placar. A equipe de Muricy Ramalho, mesmo sem saber que quase no mesmo momento o Cruzeiro vencia o Santos e tirava seu lugar na Libertadores do ano que vem, não conseguia articular jogadas ofensivas, enquanto o Alvinegro se fechava para garantir a vantagem. Cada desarme era comemorado como um gol por jogadores e torcedores botafoguenses.

Alguns torcedores palmeirenses deixaram mais cedo o Engenhão, inconformados com o resultado, e ainda perderam o gol de honra: Robert, dentro da área, chutou no cantinho, aos 46 minutos. O time acordou e ainda ensaiou uma estratégia desesperada de ataque, mas não conseguiu o empate - que lhe daria de volta a vaga na Libertadores. O Botafogo segurou o 2 a 1 no placar e a sua permanência na elite do futebol brasileiro.

Inter vence e sente o gosto do título, mas fica com o vice do Brasileirão

Foi mais de uma hora de tensão, de unhas roídas, de lágrimas quase saltando dos olhos, de esperança cada vez mais forte. Mas não deu. O Inter venceu o Santo André por 4 a 1 na tarde deste domingo, no Beira-Rio, e sentiu o gosto do título enquanto o Grêmio segurou o Flamengo no Maracanã. O problema para os colorados é que o Rubro-Negro virou o jogo no Rio de Janeiro para 2 a 1. O time carioca é o campeão do Brasileirão. O Ramalhão, com a derrota, está rebaixado.

Assim, o Inter acumula o terceiro vice-campeonato do ano e mantém o jejum de três décadas sem o principal título nacional. A temporada do centenário termina com as conquistas do Gauchão e da Copa Suruga e com o 'quase' na Copa do Brasil, na Recopa e no Brasileiro. O consolo é a determinação mostrada pelo time vermelho, que venceu os últimos quatro jogos no Nacional. No ano que vem, a equipe volta à Libertadores da América, competição que não disputou este ano.

Na despedida do técnico Mário Sérgio, o Inter não teve grandes problemas para fazer 4 a 1 no Santo André. Alecsandro, Índio, Andrezinho e Giuliano fizeram os gols colorados. Nunes descontou.

Tensão e esperança: Inter fecha primeiro tempo com o título

Maracanã, 21 minutos do primeiro tempo: gol de Roberson! Beira-Rio entra em ebulição com a ajuda do Grêmio. A cena beira o absurdo. Uma camisa tricolor é balançada freneticamente nas arquibancadas da casa dos colorados. Segundos depois, Kleber cruza, Alecsandro (impedido) completa. Gol do Inter! Incrível: em menos de um minuto, o milagre ganhou forma. Naquele instante, o Colorado estava sendo campeão brasileiro.

A desconfiança virou esperança em Porto Alegre. No Maracanã, o Grêmio mostrava vontade, atacava, dava sinais de que a conversa de entregar o jogo jamais passou de lorota. No Beira-Rio, o Inter controlava a tensão, dominava o jogo, diminuía o montante de erros conforme o tempo passava. Era um jogo duplo: metade em Porto Alegre, metade no Rio de Janeiro.

O Beira-Rio viveu momentos de absoluto delírio. E aí saiu o gol de empate do Flamengo no Maracanã para deixar os colorados apreensivos. O silêncio durou até Kleber cruzar da esquerda, Taison desviar de cabeça, e Índio completar para o gol. Eram 33 minutos. Com o 2 a 0, o Inter garantia sua parte. Restava a ajuda do Grêmio.

Foi um primeiro tempo para resumir aquele que talvez tenha sido o dia mais estranho que o futebol gaúcho já viveu, com colorados torcendo mais pelo Grêmio do que os gremistas. O Inter começou atrapalhado, com problemas na retaguarda. A defesa comeu mosca, quase foi vazada. O Santo André ameaçou e foi ameaçado. Taison quase fez duas vezes. E aí pintou o gol do Grêmio. E o gol do Inter. E o do Flamengo. E mais um do Inter. A loucura do futebol, as atlernativas que só o futebol permitem, foi sintetizada em pouco mais de 45 minutos. Quando terminou o primeiro tempo, o Inter estava sendo campeão brasileiro.

Gols e decepção no segundo tempo

A segunda etapa, para os colorados presentes no Beira-Rio, foi mais de ouvidos no rádio do que de olhos no campo. O jogo do Maracanã interessava mais. E de lá veio a decepção. Ronaldo Angelim virou o jogo para o Flamengo sobre o Grêmio aos 24 minutos. A dor bateu forte nos colorados, que silenciaram por alguns minutos no Gigante. O título estava perdido.

Restou jogar bola, torcer por uma ajuda do maior rival e terminar o Brasileirão da melhor maneira possível. Andrezinho, de falta, fez o terceiro gol. A cobrança foi uma obra-prima. Aos 22 minutos, ele colocou a bola no ângulo direito do goleiro Júlio César. Giuliano, de cabeça, ainda fez o quarto aos 38. Nunes, de pênalti,descontou aos 40.

A torcida comemorou os gols vermelhos porque tinha que comemorar. Festa mesmo, só se do Maracanã viesse um gol do Grêmio. Mas não veio. E o Inter teve que aceitar a realidade do vice-campeonato. Realidade dura para um time que foi campeão brasileiro por mais de uma hora...

Na cabeça de Angelim, Flamengo encontra o alívio e o penta campeonato


Ronaldo Angelim costuma dizer que sua maior vaidade é assistir ao Flamengo vencer. Neste domingo, certamente está se sentindo vaidoso como nunca. E graças a uma cabeçada certeira dele. Com sofrimento e dificuldade até o fim, o Rubro-Negro venceu o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã, e conquistou o Campeonato Brasileiro pela sexta vez.

Mas para acabar com o jejum de 17 anos sem conquista, o time e a torcida sofreram. Foram 90 minutos de agonia, sem jogar bem, mas que entraram para a história. Pressionado pela própria torcida para entregar e não ajudar o rival Inter, o Tricolor Gaúcho entrou em campo com apenas três titulares. E não aliviou. Abriu o placar e tentou o empate até o fim.

Em tarde de Maracanã lotado, com quase 85 mil presentes, Adriano e Petkovic não brilharam. Nem a torcida. A aflição e a carência do título foram preponderantes para o estádio ficar calado, com os nervos à flor da pele, durante a maior parte do tempo. Euforia só nos gols de David e Ronaldo Angelim, que garantiram a festa. O Fla fechou o torneio com 67 pontos, dois a mais do que o vice Inter. O Tricolor gaúcho fecha o ano em oitavo, com 55.

Sem essa de entregar

A festa começou, curiosamente, com uma música “copiada” do principal concorrente ao título. No ritmo de “Brasília Amarela”, a torcida do Flamengo saudou a entrada do time em campo. A proximidade do título e o Maracanã superlotado levaram muitos torcedores às lágrimas. Mas, ao contrário do que diz a letra do cântico, a festa não começou.

Quando a bola rolou, o time e a torcida demoraram a acordar. Apesar de dizimado por desfalques e dos gritos de “entrega” vindos das arquibancadas do Fla, o Grêmio começou a partida ligado na tomada.

Aos dois minutos, Túlio, que textualmente afirmou “odiar” o Flamengo quando jogava no Botafogo, arriscou de fora da área e levou perigo ao gol de Bruno.

Estranhamente apático nos dez minutos iniciais, o time mandante só saiu do cerco gremista aos 12. Aírton fez lindo lançamento de trivela. Adriano ajeitou para a perna esquerda, mas foi bloqueado. A bola sobrou novamente no pé bom do atacante após cobrança de escanteio. Desta vez, a finalização saiu por cima do travessão.

Parecia o início da pressão rubro-negra. Mas não passou disso. A torcida continuou muda. E o Grêmio sentiu-se senhor da situação. Após cobrança de escanteio, aos 21, Roberson se antecipou à zaga na primeira trave e abriu o placar. Curiosamente, os poucos tricolores gaúchos presentes no Maracanã não comemoraram.

Aflição e ansiedade se confundiam entre os flamenguistas. Principalmente porque o Inter abriu o placar contra o Santo André. Pet cobrou escanteio da direita e, em uma bola quase perdida na área, Adriano dividiu com a zaga e, na sobra, David bateu de primeira no canto direito, aos 29 minutos. Mais do que o empate, saía o alívio momentâneo. A torcida, enfim, mostrou força.

Mas o time prosseguiu rateando. Zé Roberto, muito mal no jogo, perdeu chance clara aos 35. Já nos acréscimos, Adriano bateu falta lateral com força e Marcelo Grohe espalmou.



Ronaldo Angelim, o Magro de Aço, entra para a história



No intervalo, Andrade criticou a atuação do Flamengo e pediu mais iniciativa e dedicação.

- Parece que o Grêmio é que veio aqui disputar o título. Tem que ter atitude.

Os jogadores armaram uma corrente no meio-campo e a torcida despertou. Só que a primeira chance foi do Grêmio. Douglas Costa, aos dois minutos, quase acertou o ângulo esquerdo em cobrança de falta.

Aos três, Petkovic cobrou escanteio da direita, Adriano subiu sozinho na entrada da pequena área, cabeceou para o chão, mas mandou para fora. Em outra bola cabeceada, desta vez por Aírton, Marcelo Grohe voou e salvou o Grêmio, aos sete.

Léo Moura e Willians, ambos aos 11, estiveram perto de virar o placar. Àquela altura, o Grêmio só se defendia. E o Flamengo errava. Erros bobos, que evidenciaram a tensão permanente.

Andrade pôs Everton. Mas Pet continuou errando. Juan lançou Adriano aos 23. Era a chance de o Imperador fazer o gol do título. Olhou, tentou a cavadinha, mas Marcelo Grohe fez uma defesa espetacular.

Se os astros do time não colaboraram, coube novamente a um zagueiro salvar, aos 24 minutos. Petkovic bateu escanteio da esquerda, Ronaldo Angelim subiu no meio da área e testou no canto esquerdo: 2 a 1.

O gol não pôs fim ao jogo. Aos 32, Lucio cobrou falta de longe, a bola quicou e Bruno espalmou. Livre na pequena área, Maylson chutou para fora. Adriano recebeu ótima bola aos 40, mas se enrolou e Marcelo Grohe salvou.



O apito final seguido pela explosão de alegria no Maracanã só veio após três minutos de acréscimos e pressão gremista, com direito ao goleiro Bruno passeando pela área com a bola nos pés para fazer o tempo passar.

‘Drogba é um dos melhores do mundo’, diz Robinho sobre rival da Copa


O sorteio de sexta-feira colocou Costa do Marfim, Portugal e Coreia do Norte no caminho do Brasil na Copa do Mundo. Considerado uma das chaves mais fortes do torneio na África do Sul, o Grupo G terá craques como Kaká, Cristiano Ronaldo e Drogba. Robinho, a outra estrela brasileira, pede atenção com o africano do Chelsea.

- Drogba é um dos melhores atacantes do mundo – disse o ex-santista, que neste sábado defenderá o Manchester City contra o Chelsea, pelo Campeonato Inglês.

Robinho acha que Drogba e o francês Anelka formam uma forte de dupla de ataque nos Blues e destacou também a zaga, com o inglês John Terry e o português Ricardo Carvalho, que também será seu rival na primeira fase da Copa.

Envolvido em especulações sobre transferência para o Barcelona em janeiro, o camisa 11 da seleção de Dunga voltou a afirmar que não pretende sair do City.

- Vamos jogar torneios europeus na próxima temporada e a Liga dos Campeões é o principal objetivo. Ainda é possível. Ainda sonho que o City verá o meu melhor, como fiz no Real Madrid. Não quero falhar nessa aventura. Eu vim para a Inglaterra para vencer e mostrar minha qualidade. Ainda acho que é possível e não quero falar sobre meu futuro – concluiu.

Pelo sonho da Libertadores, Tcheco está pronto para encontrar o Corinthians


Eterno e inesquecível. Adjetivos preferidos de muitos torcedores do Grêmio para definir Tcheco. Ao longo da última semana como jogador tricolor, o meia recebeu demonstrações de carinho das mais variadas. Algumas exageradas, segundo ele. Cartazes, faixas, objetos, além de pedidos para continuar no clube não faltaram. Esforço em vão. O armador tem São Paulo como próxima parada. Aos 33 anos, ainda não abandou o sonho de conquistar a Libertadores, objetivo máximo do Corinthians, seu próximo clube.

Prefere ser cauteloso ao falar da transferência para o Parque São Jorge, já que o contrato ainda vai ser assinado na próxima terça-feira, e sabe que terá de cortar um dobrado para ser titular do time competitivo que Mano Menezes, a quem rasga elogios, deve ter nas mãos.



Provavelmente a situação vai se definir na semana que vem. Está encaminhado para o Corinthians."
Numa conversa tranquila na sala de entrevistas do estádio Olímpico, o mais novo ex-camisa 10 do Grêmio conversou com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM sobre passado, presente e futuro. Conhecido pelo bom humor, não esconde a frustração ao falar dos títulos que escaparam por muito pouco no Tricolor. A Libertadores de 2007 o marca de forma especial. Na primeira passagem pelo Olímpico, dois títulos do Gauchão (2006 e 2007). Nas duas últimas temporadas, um capitão de mãos vazias e sem volta olímpica.

Confira a íntegra do bate-papo:

Quando você percebeu que era o momento de encerrar esta segunda passagem pelo Grêmio?

TCHECO: Quando eu conversei com a diretoria sobre o meu futuro aqui, há três meses, havia o interesse por parte dela e do treinador, na época o Paulo Autuori, de que eu permanecesse. Até aí estava tudo tranquilo. Depois que o Paulo teve a saída confirmada, voltei a falar com a diretoria e ela se manifestou um pouquinho diferente, no sentido de depender da chegada do novo treinador. Comecei a sentir que provavelmente eu não ficaria. Passada uma semana, tivemos uma conversa mais franca, um pouco antes do anúncio da minha despedida, e sabia que não ia ficar.

Qual foi a sensação de entrar no estádio Olímpico pela última vez com a camisa do Grêmio?

Foi um dia atípico em todos os sentidos. Pelo jogo, pelo clima e pelas homenagens que eu não esperava por parte da torcida Geral (principal torcida do Grêmio). É muito difícil um jogador ser homenageado pela torcida, principalmente no meu caso. Buscamos os títulos, chegamos perto, mas infelizmente não conseguimos. Tenho um reconhecimento por parte deles por conta da maneira como trabalhei. E a homenagem da diretoria do Grêmio, representada pelo presidente (Duda Kroeff), que para mim foi uma honra. Você entra para o jogo, começa a ver a torcida, a imaginar que é o último momento. Foi uma mistura de sensações que me atrapalhou bastante. Quando acabou, as emoções voltaram e fui dar o último adeus.

E o Corinthians? Quando você se apresenta?

Provavelmente a situação vai se definir na semana que vem. Está encaminhado para o Corinthians, mas não está acertado. Algumas coisas ainda precisam ser resolvidas e creio que vão se resolver. Minha expectativa para o próximo ano no Corinthians, ou em outro clube, de casa nova, renovada, é tentar buscar os títulos que um grande clube quer. Mas o principal de tudo é que tem que se preparar bem na pré-temporada e saber da responsabilidade de estar numa grande equipe e tentar fazer um bom trabalho como eu fiz aqui.

Uma imagem do Grêmio para guardar

Quando fiz o gol contra o São Paulo, no Olímpico, em 2007. Mas não pelo gol. Foi a maneira como o pessoal da Geral comemorou. Estava tão lotado aquele dia que ficou um emaranhado de pessoas. Ficou aquela onda azul. Vai ficar marcado. Tinha um torcedor vestido de gaúcho chamando a torcida para cantar.

E uma para esquecer?

Um momento em que a gente mostrou que futebol é uma superação. Não se vence só com técnica. Mas um time que não era cotado venceu os times fortes do Brasil: São Paulo e Santos. Conseguiu tirar o Defensor (do Uruguai), que estava com um jogo praticamente ganho. Enfrentamos o Boca, mas chegamos no nosso limite. Um time que ficou marcado pela superação.

Mano Menezes

Um treinador que achou seu espaço no futebol, cresceu mais rápido ainda. Certamente é um dos melhores e tem um futuro promissor para, quem sabe um dia, assumir a seleção brasileira.

Libertadores 2010

Quem sabe pelo Corinthians? É uma competição que agrada qualquer jogador e para uma equipe de massa tem um valor especial.

Ronaldo, Roberto Carlos e Tcheco

Eu ainda vou ter que procurar meu espaço. Esses dois jogadores são acima da média. Mas eu estou no grupo que precisa procurar espaço dentro de uma equipe que certamente vai se reforçar para ganhar uma competição importante. E tem que ser assim mesmo.

Geral e Fiel

São duas torcidas que acho que se comparam pela maneira de torcer e vibrar. São quase como uma religião. Eu acho que uma é tão bonita quanto outra. Uma eu já sei o sabor, quem sabe a outra eu possa experimentar.

Messi recebe a Bola de Ouro


O meia-atacante Lionel Messi recebeu neste domingo, em Paris, a Bola de Ouro, tradicional prêmio de melhor jogador do mundo dado pela revista francesa "France Football". Na noite da última segunda-feira, a publicação anunciou a vitória do jogador do Barcelona, de 22 anos, por 473 votos, contra 233 do português Cristiano Ronaldo. Kaká ficou na sexta posição, com 58 votos. Foi a primeira vez que um argentino levou tal prêmio.

Messi disse à revista francesa que foi com muita emoção que recebeu a notícia:

- É uma grande honra ser eleito para a Bola de Ouro, mas também ser o primeiro argentino na história a receber este prêmio.

A conquista de Messi demonstrou a maior diferença de votos da eleição desde que foi internacionalizada, há três anos. Em 2007, Kaká venceu com 444 votos e, no ano seguinte, Cristiano Ronaldo levou o prêmio com 446. Esse foi o terceiro pódio do argentino, campeão da Liga dos Campeões, Liga Espanhola e Copa do Rei com o Barcelona em 2009. Nos dois últimos anos, ele ficou em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Com primeiro tempo impecável e show de Ronaldinho e Pato, Milan bate Sampdoria


Com direito a show de Ronaldinho Gaúcho no primeiro tempo e uma bela atuação de Alexandre Pato, o Milan goleou o Sampdoria por 3 a 0, neste sábado, na abertura da 15ª rodada do Campeonato Italiano, no San Siro. Com gols de Borriello e Seedorf, após passes de Ronaldinho, e outro de Pato, em apenas 22 minutos, o time rubro-negro garantiu mais três pontos na competição, se mantendo na segunda posição na tabela de classificação com 31 pontos. Ainda na primeira etapa, Ronaldinho saiu de campo com dores musculares.

Rolo compressor na etapa inicial



O Milan não tomou conhecimento do Sampdoria, que faz uma boa campanha no Italiano e abriu logo o placar. Com um minuto de jogo, Antonini arrancou pela esquerda e tocou para Ronaldinho na entrada da área. Inspirado, o brasuca cruzou com açúcar para Borriello, que subiu com estilo e testou no canto direito de Castellazzi para fazer 1 a 0.

Em seguida, Pato quase ampliou o placar. O camisa 7 invadiu a área e bateu no canto esquerdo de Castellazzi. Atento, o goleiro espalmou para escanteio. Aos oito minutos, Ronaldinho pedalou na frente de Stankevicius e tentou por cobertura, mas mandou a bola pela linha de fundo.

O camisa do 80 do Milan estava impossível em campo. Depois de uma bela tabelinha de Ronaldinho e Seedorf, o brasileiro deixou o holandês de frente para o gol. O camisa 10 encheu o pé e jogou a bola no ângulo direito de Castellazzi, aos 20 minutos.



Nem deu tempo para o Sampdoria respirar, e o Milan marcou o terceiro. Zambrotta cruzou da direita, Borriello desviou de cabeça para o meio da área e Pato chegou chutando. Castellazzi defendeu na primeira, mas soltou a bola. O brasuca pegou o rebote e empurrou a pelota para o fundo da rede: 3 a 0.


Aos 33 minutos, Ronaldinho deixou o campo mancando e foi substituído por Abate. No fim da primeira etapa, Pato quase marcou mais um depois de receber passe na área e bater no canto esquerdo. A bola triscou no zagueiro Accardi, que salvou o quarto gol.
De olho na Champions, Milan toca a bola na etapa final No segundo tempo, o Milan tocou a mais a bola e administrou bem a vantagem no placar, poupando um pouco suas energias e pensando na partida do meio de semana pela Liga dos Campeões contra o Zurich, fora de casa.



O Sampdoria, que viu o adversário jogar nos primeiros 45 minutos, tentou se lançar ao ataque, mas não assustou o goleiro Dida. O zagueiro Thiago Silva teve uma atuação tranquila durante a partida.



O grande lance da etapa final aconteceu aos 18 minutos. Pato passou por dois adversários na ponta esquerda, invadiu a área e bateu com força no gol. Castellazzi se esticou todo e fez a defesa, espalmando a bola para escanteio.



Tissone ainda tentou descontar para o Sampdoria, mas Dida defendeu sem problemas.


Confira os jogos da 15ª rodada do Campeonato Italiano



Sábado


Milan 3 x 0 Sampdoria
Juventus 2x1 Internazionale


Domingo


Bologna x Udinese
Fiorentina x Atalanta
Genoa x Parma
Livorno x Chievo Verona
Napoli x Bari
Palermo x Cagliari
Siena x Catania
Roma x Lazio

Cristiano Ronaldo perde pênalti e é expulso, mas Real vence Almería


Sem Kaká, machucado, Cristiano Ronaldo foi o personagem principal da vitória do Real Madrid por 4 a 2 sobre o Almería neste sábado, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. Não só por ter marcado o quarto gol no Santiago Bernabéu, mas também por ter perdido um pênalti e ainda ser expulso nos minutos finais.



O primeiro gol do jogo foi marcado por Sergio Ramos, de cabeça, após cruzamento do português. Na etapa final, quando a partida estava 2 a 2, o camisa 9 sofreu pênalti do goleiro Diego Alves e cobrou, mas o goleiro brasileiro defendeu (no rebote, Benzema fez o terceiro do Real). Aos 45, deu um chute em Ortíz e acabou recebendo cartão vermelho.

Os galácticos estão com 31 pontos, em segundo lugar, cinco pontos atrás do Barcelona, que bateu o La Coruña neste sábado, fora de casa, por 3 a 1. Messi fez dois.


A vitória suada motiva o Real para o confronto de quarta-feira contra o Olympique de Marselha, na França, pela Liga dos Campeões. Um empate classifica o time de Manuel Pellegrini para as oitavas de final.

Aos 31 do primeiro tempo, Sergio Ramos, de cabeça, abriu o placar após cruzamento de Cristiano Ronaldo. Na etapa final, o Almería virou com Soriano, aos 23, e Kalu Uche, quatro minutos depois.

O Real conseguiu empatar com Higuaín, que marcou aos 19. Aos 35, Cristiano Ronaldo driblou o goleiro Diego Alves e foi derrubado pelo brasileiro na área. O português cobrou o pênalti, mas Diego defendeu. No rebote, Benzema foi mais rápido que a zaga e chutou para virar: 3 a 2. O jogador mais caro do mundo ainda ampliou, aos 39, aproveitando cruzamento de Higuaín. Por comemorar sem camisa, recebeu o cartão amarelo.



Aos 45, Cristiano Ronaldo deu um chute em Ortíz, após ter sido provocado, e recebeu
Sevilla empata, Atlético vence outra



Mais cedo, Luis Fabiano mostrou que é artilheiro e fez o gol do empate do Sevilla em 1 a 1 com o Valladolid, de pênalti, em casa. O resultado deixa a equipe do Fabuloso em terceiro com 27.

Recuperando-se da crise do início da temporada, o Atlético de Madri venceu o lanterna Xerez por 2 a 0 e está com 13 pontos em 11º lugar. Forlán e Agüero marcaram.

Confira todos os jogos da rodada:


Sábado

Sevilla 1 x 1 Valladolid
Xerez 0 x 2 Atlético de Madri
Real Madrid 4 x 2 Almería
La Coruña 1 x 3 Barcelona

Domingo

Tenerife x Sporting de Gijón
Espanyol x Racing Santander
Mallorca x Zaragoza
Málaga x Osasuna
Villarreal x Getafe
Athletic Bilbao x Valencia

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Luis Fabiano analisa adversários e prevê dificuldades contra a Costa do Marfim


Com vaga praticamente garantida no grupo da seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o atacante Luis Fabiano comentou os adversários do Brasil na primeira fase da competição. Para ele, entre Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal, a equipe africana será a que trará mais dificuldades.

- É um grupo difícil. Conheço bem alguns jogadores da Costa do Marfim. São atletas fortes e que nos darão bastante trabalho. No Sevilla, são três de qualidade – disse o atacante ao SporTV.

O camisa 9 citou o atacante Didier Drogba, do Chelsea, e o volante Yayá Touré, do Barcelona, como destaques da Costa do Marfim, que ainda tem outros nas principais ligas europeias. Para o jogador, Portugal também não será um adversário fácil.

- A equipe portuguesa nos dará muito trabalho, e os brasileiros naturalizados ajudarão a melhorar a qualidade. Portugal também é uma seleção de qualidade, já jogamos contra eles recentemente, mas será uma partida totalmente diferente - comentou Luís Fabiano sobre os 6 a 2 da seleção num amistoso em Brasília.

Sobre a Coreia do Norte, rival da estreia na Copa - dia 15 de junho, no estádio Ellis Park de Johanesburgo -, Luís Fabiano disse não saber de praticamente nada.

Cristiano Ronaldo aponta Brasil como favorito e diz: 'Não estou muito contente'


Maior estrela da seleção de Portugal, o atacante Cristiano Ronaldo não ficou satisfeito com o sorteio de grupos para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Companheiro de Kaká no Real Madrid, o jogador ressaltou a dificuldade do Grupo G, que reúne também Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte.


- É um grupo muito complicado. Vai ser muito difícil, mas não importa, o sorteio foi este e não vale a pena nos queixar. O Brasil é a equipe mais forte. Eu não estou muito contente, mas é assim – disse o jogador.



Para Cristiano Ronaldo, Portugal terá que "dar o melhor" para passar de fase, pois a Costa do Marfim "é um adversário duro e a Coreia corre muito". A seleção fará sua estréia contra os africanos, e o atacante espera dificuldades.



- Devemos unir forças para tentar ganhar o primeiro jogo e entrar com o pé direito. Será complicado derrotar a Costa do Marfim, mas acho que é possível.

Kaká analisa o sorteio do Brasil na Copa: 'É o Grupo da Morte'


O meia Kaká, da seleção brasileira e do Real Madrid, disse nesta sexta-feira após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que a chave do Brasil é a mais complicada do torneio.

- É o grupo mais difícil. É o Grupo da Morte. Vamos ter que chegar concentrados - afirmou o craque durante a entrevista coletiva em Madri.

No entanto, o meia do Real Madrid não quis falar sobre um possível encontro com a Espanha, outro time que é apontado como favorito ao título ao lado do Brasil e pode ser o rival da equipe de Dunga pelas oitavas de final.

- Espero jogar contra a Espanha, mas depois. Eu acho que é uma equipe que pode vencer a Copa do Mundo, porque ela tem um grande jogo coletivo e também qualidade individual - disse Kaká.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, local em que a seleção conquistou a Copa das Confederações neste ano. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Joanesburgo, mas no estádio Soccer City. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho, contra Portugal, em Durban.